Uma temporada que começou de forma decepcionante acabou com uma sensação de superação. Após ser o lanterna do Campeonato Alemão por algumas rodadas - a última foi a 19ª -, o Borussia Dortmund terminou na sétima colocação, garantindo uma vaga na Liga Europa.
Longe de ser uma campanha gloriosa, esta Bundesliga ainda determinou um fim honroso às passagens de dois ídolos do clube. O volante e capitão Sebastian Kehl e o técnico Jurgen Klopp fizeram sua última partida em frente à torcida. Enquanto o primeiro irá se aposentar, o segundo decidiu encerrar o seu contrato.
A classificação à competição continental e a despedida gloriosa se deu neste sábado com uma vitória aurinegra por 3 a 2 sobre o Werder Bremen no Signal Iduna Park, pela última rodada do Alemão. Kagawa foi o grande destaque ao marcar um gol e dar duas assistências.
O triunfo fez os comandados de Klopp chegarem a 46 pontos e ficarem no sétimo lugar. Já o Werder acabou com 43 pontos na oitava colocação e perdeu a chance de disputar a Liga Europa. Ao menos, como consolo, o time volta a encerrar a competição na metade de cima da classificação, o que não acontecia desde 2011-12, quando foi nono. A equipe não ia tão bem desde o terceiro lugar em 2009-10.
Motivado no jogo especial, o Dortmund começou com tudo e viu Mkhitaryan finalizar com perigo duas vezes nos primeiros minutos. Antes dos dez, Aubameyang ainda acertou a trave. O time da casa parecia próximo do gol. E estava.
Aos 15 minutos, Vestergaard errou passe na defesa, Gundogan escapou da marcação e tocou para Kagawa, que só tirou do goleiro Casteels. Dois minutos, Aubameyang tabelou com Kagawa, invadiu a área e mandou no canto esquerdo, ampliando a vantagem.
Depois do ótimo início, o Dortmund diminuiu o ritmo, o Werder cresceu e conseguiu diminuir. Após bela jogada coletiva, Oztunali foi acionado por Junuzovic na área, deu bela finta em Hummels e mandou para a rede. Porém, antes do intervalo, os aurinegros voltariam a marcar. Depois de lançamento longo de Kagawa, Mkhitaryan dominou, avançou e concluiu encobrindo o goleiro, fazendo um belo gol.
Na volta para a etapa final, a equipe da casa seguiu no domínio da partida e criou chances para transformar o triunfo em goleada. Na melhor delas, Mkhitaryan acertou o travessão. Mas quem marcou foi o Werder. Aos 40 minutos, Gebre Selassie completou cobrança de falta de Junuzovic na área.
De qualquer forma, o gol não impediu que o Dortmund coroasse sua temporada de superação e proporcionasse um final feliz à trajetória dos dois ídolos. Aliás, mais do que a vitória, Kehl e Klopp receberam belas homenagens neste sábado. O treinador, que faz sua sétima temporada à frente do elenco, sendo o mais longevo na história do clube, viu a torcida levantar um belo e gigante mosaico em que estava escrito ‘obrigado, Jurgen' e com a foto dele.
Já o volante de 35 anos, que está desde janeiro de 2002 e é o jogador do elenco há mais tempo no Dortmund e foi o único na história a vencer três Bundesligas pelo time aurinegro, recebeu um buquê de flores antes da partida e se emocionou. Titular, ele foi substituído aos 40 minutos do segundo tempo em sua 360ª partida pelo clube sob muitos aplausos.
Agora, o Dortmund se prepara para a última partida da temporada, que poderá dar o último título à 'era Klopp'. O time decidirá a Copa da Alemanha com o Wolfsburg no sábado, às 15h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.
Veja os resultados da última rodada do Campeonato Alemão:
Bayern de Munique 2 x 0 Mainz 05
Borussia Dortmund 3 x 2 Werder Bremen
Borussia Monchengladbach 1 x 3 Augsburg
Hoffenheim 2 x 1 Hertha Berlin
Hannover 96 2 x 1 Freiburg
Eintracht Frankfurt 2 x 1 Bayer Leverkusen
Hamburgo 2 x 0 Schalke 04
Colônia 2 x 2 Wolfsburg
Paderborn 1 x 2 Stuttgart